O Projecto

I – ANÁLISE DO PROBLEMA

A Direção da Associação face aos resultados que vinham ser atingidos pelas seleções regionais, nacionais e perante o aumento do número de praticantes levando a que paralelamente houvesse uma maior intervenção e empenhamento de forma a melhorar a qualidade dos seus atletas, trabalhando em conjunto com dirigentes, treinadores dos clubes pertencentes à Associação, assim:
a)      É fundamental alterar e reorganizar o processo de visionamento e prospecção de jovens talentos.
b)      Devemos facultar-lhes formação adicional de forma que os atletas de hóquei sejam no futuro melhores atletas de Hóquei em Patins.
c)      Necessidade de treinadores e atletas jovens obterem mais e melhor formação.
Obviamente que para que isso seja possível foi necessário introduzir melhorias na organizar do trabalho que vinha a ser desenvolvido pela Direcção Técnica Regional e criar uma estrutura mais complexa convidando, os treinadores a ministrar ações de formação em colaboração com a Direção Técnica Regional.
d)      Obter uma maior envolvência e participação de técnicos, dirigentes e outros agentes desportivos ao exercício de funções em áreas específicas.
e)      Haver uma observação com elevada regularidade de atletas dos clubes da AP Lisboa com idades que estejam englobadas no projecto - 1.º ano de Iniciado ou 2.º ano de Infantis, em masculinos e de todas as atletas femininas até à categoria de Iniciados.

PARA ATINGIRMOS O TOPO… PRECISAMOS DE TODOS!


 II – OBJECTIVOS

Assim, foi decidido criar um projeto chamado “Deteção de Talentos” que culmina com a realização de uma Fase Final “Inter-Zonas” e que nos dará todas as informações necessárias para acompanhar e aperfeiçoar a evolução dos praticantes.
Esse projeto será anual e terá o seu início em Setembro e términus em Fevereiro com o objetivo de:
a)      Observar com maior regularidade os atletas dos clubes da Associação de Patinagem de Lisboa nos escalões de Infantis e Iniciados em Masculinos e de Bambis a Iniciados em Femininos.
b)      Trabalhar com seleções zonais dividindo o Distrito de Lisboa em quatro zonas: Zona Cascais, Zona Centro, Zona Oeste e Zona Sintra.
c)      Criar um sistema de avaliação dos atletas, tendo em vista a sua evolução pelos vários escalões.
d)      Ter uma base de análise e observação mais rigorosa dos vários atletas dos clubes da nossa associação tendo em vista a integração nos Jovens Talentos, Selecção Distrital, na perspectiva de alimentar as Selecções Nacionais.
e)      Estabelecer condições para se atuar na área de formação do distrito de Lisboa ao introduzir o estudo da modalidade em perspectivas mais científicas em termos físicos (análise antropométrica) e técnico-táctico.
f)       Realizar de um trabalho de Comunicação, inter-ajuda e relação frequente com Clubes, Treinadores, Atletas, de modo a dotar a dotar os nossos clubes e a Associação Patinagem de Lisboa de mais e melhores atletas na modalidade de Hóquei m Patins.
g)      Introduzir melhorias na organizar do trabalho que vinha a ser desenvolvido pela Direcção Técnica Regional e criar uma estrutura mais complexa.
h)      Elevar o nível competitivo dos nossos jogadores, de forma a competir mais fortemente em momentos cruciais das provas, quer nos clubes, quer nas selecções.
i)        Promover de encontros Inter-Zonas de Lisboa (Zona Cascais, Zona Centro, Zona Oeste e Zona Sintra), que envolvam acções práticas e teóricas dirigidas aos atletas.
j)        Convocar reuniões de Treinadores para análise das competições realizadas, de forma a debater aspectos importantes para o desenvolvimento dos atletas e da modalidade.

III – ESTRATÉGIA

Para atingir os objetivos propostos, foi definida uma estratégia que passa por:

a)      Dividir o distrito de Lisboa em quatro zonas (Cascais, Centro, Oeste e Sintra). Essas zonas foram constituídas com base na análise do território, tento em conta os clubes inscritos.
b)      Zona Cascais (AD Oeiras, AJ Salesiana, CD Paço de Arcos, GDS Cascais, LMR Algés e Parede FC).
c)      Zona Centro (AC Tojal, CACO, GC Odivelas, GD Vialonga, SL Benfica e Sporting CP).
d)      Zona Oeste (AE Física, FC Alverca, GD Carregado, HC Lourinhã, S Alenquer e Benfica, SC Torres e UD Vilafranquense).
e)      Zona Sintra (AA Amadora, ES Stuart Carvalhais, GDR “Os Lobinhos”, HC Sintra e UDC Nafarros).
f)       Serão divulgados anualmente, no início de cada época, os treinadores envolvidos no projecto e que serão responsáveis pelas selecções zonais (masculinas e femininas), assim como o cronograma definido pela Direcção Técnica Regional.
g)      Irão ser ministrados treinos, sob a responsabilidade do treinador zonal, que servirá para visionamento/preparação e aperfeiçoamento da seleção zonal que participará no Inter-Zonas.
h)      Durante um fim-de-semana, realizar-se-á um Inter-Zonas, com a participação das selecções zonais masculina e feminina.
i)        Será disputado em sistema de campeonato a uma volta.
j)        Serão atribuídas medalhas aos atletas, consoante a classificação, assim como diplomas de participação.
k)      Os treinadores envolvidos elegerão no final o “DEZ IDEAL”, que serão os atletas que servirão de base para a APL eleger para o treino promovido pela FPP “Detecção de Talentos”.
l)        Após a “Final-Four” da Detecção de Talentos em Masculinos e Femininos, o projecto terá continuidade para a categoria de Femininos, conforme planeamento da APL, sendo organizado um campeonato entre as selecções femininas.

Sem comentários:

Enviar um comentário